Linhas de Pesquisa


Linha de Pesquisa: “História da África: ensino, construção do campo disciplinar, historiografia didática e formação de professores”

Coordenação: Profª Dra. Mônica Lima e Souza

Esta linha de pesquisa envolve investigadores e estudos sobre temáticas relativas ao ensino de história da África no Brasil, em seus mais diversos desdobramentos. Trata-se de um campo acadêmico relativamente novo em nosso país, considerando-se tanto as pesquisas existentes sobre o tema como a própria constituição da área, nos cursos de História das universidades brasileiras.  Os projetos que pretende abarcar deverão incidir especialmente sobre as questões referentes à formação de profesores-pesquisadores de História nesse campo, às opções curriculares e programáticas e à produção de material didático direcionadas ao ensino de história da África.
Desde janeiro de 2003, por força da lei 10.639, a história da África tornou-se conteúdo obrigatório na Educação Básica em todas as escolas públicas e privadas do país, motivando a alteração da lei de diretrizes e bases nacional.. Trata-se de um dos poucos conteúdos de História explicitamente mencionados como obrigatórios na formação básica. A medida teve desdobramentos para o ensino superior, nos cursos de História e na formação de professores, bem como para a criação da área na maior parte das universidades brasileiras, nas quais era em geral inexistente. É fundamental estudar as mudanças que ocorreram, na Educação Básica e no ensino superior, passados quase dez anos da legislação em vigor. Para tanto, essa linha de pesquisa pretende criar espaços para aprofundar o conhecimento sobre os resultados das transformações, bem como para se estudar os desafios e possibilidades da construção do campo de estudos de história da África nas universidades brasileiras.

_____________________________________________________________________________

Linha de Pesquisa: "A história da África entre os séculos XVII e XIX em suas dimensões políticas e culturais e relações com o mundo atlântico".

Coordenação: Profª Dra. Mônica Lima e Souza

Área: História da África
Subárea: Política e Cultura


Esta linha de pesquisa tem dois grandes eixos temáticos: a história da participação das sociedades africanas situadas ao sul do Saara nas conexões transatlânticas entre o continente e as Américas, durante os séculos XVII a XIX, considerando, sobretudo, suas dimensões políticas e culturais; a construção da imagem da África e dos africanos nos relatos de viagem produzidos nesse mesmo período, e suas repercussões nas relações transoceânicas mencionadas. Estudos que enfoquem diversos aspectos, recortes e perspectivas relacionadas a esses grandes temas, inclusive estudos de caso específico (trajetórias de indivíduos ou pequenos grupos), poderão ser integrados ao conjunto de investigações da linha.

_____________________________________________________________________________


Linha de Pesquisa: “Estudos Políticos e Culturais sobre a África Contemporânea”

Coordenação: Prof. Dr. Silvio de Almeida Carvalho Filho

Esta linha de pesquisa envolverá investigadores e pesquisas que desenvolvam estudos sobre temáticas atinentes às realidades políticas e culturais africanas no período  compreendido entre o século XIX e os dias atuais. Abordará as diversas formas de organização das sociedades africanas, dando ênfase ao dinamismo e a riqueza cultural dessas, desconstruindo, assim, os estereótipos ocidentais sobre o continente. Propõe-se dialogar com os principais debates historiográficos contemporâneos sobre o continente; estimular o emprego de teorias e métodos que aprofundem e ampliem o conhecimento sobre a África Contemporânea e incentivar a localização e o acesso às fontes históricas relativas a esse campo do conhecimento.