Apresentação

O Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica) propõe a constituir-se num espaço acadêmico, situado no Departamento de História do IFCS-UFRJ, dedicado ao ensino, pesquisa e atividades de extensão sobre temas relacionados às sociedades africanas, em sua história e nas diversas expressões de sua cultura. Pretende, ainda, contribuir para as discussões sobre as formas como esses mesmos temas vem sendo pensados nas universidades e instituições acadêmicas dessa área no Brasil, a partir de diferentes campos de estudo. 
A perspectiva do laboratório é a de permitir trabalhos interdisciplinares, ampliando as possibilidades de diálogo e de abordagens, considerando a amplitude dos assuntos que podem vir a ser objeto de interesse dos seus participantes. Em sua proposta, pretende congregar inicialmente professores e pesquisadores dedicados aos estudos de História da África, Ensino de História da África, Literaturas Africanas e Antropologia das sociedades africanas. 
Sua base é o Instituto de História da UFRJ, que, dessa forma, atende ao interesse de diversos alunos e professores na criação de um espaço de discussão e produção acadêmica voltado para os estudos sobre a trajetória das sociedades africanas em sua especificidade, em suas relações numa perspectiva interna ao continente e com outras áreas do mundo. A criação do laboratório permite também uma articulação com centros de estudos africanos existentes dentro e fora de nosso país, afirmando a inserção da UFRJ neste campo e abrindo para seus estudantes de graduação e pós-graduação um espaço de formação e pesquisa. 
Os temas tratados pelo LeÁfrica se inserem de forma privilegiada nos debates contemporâneos, presentes em diversas disciplinas do campo das humanidades, como o tema da diversidade, do diálogo intercultural, e da importância da História da África e dos africanos para a História do mundo, da América e, certamente, do Brasil. 
O LeÁfrica pretende se colocar, dentro da UFRJ e na comunidade acadêmica, como uma referência em termos de produção intelectual acerca dos temas referidos, atendendo as necessidades da formação de professores e pesquisadores em História e outros campos do conhecimento afins. Nesse sentido, contribuirá, por um lado, para a implementação das diretrizes educacionais que indicam a História das sociedades africanas como tema obrigatório nos currículos das instituições de ensino de nosso país e, por outro lado, para o compromisso internacional no sentido de incorporar a história da África como conteúdo fundamental nos cursos de História, em escolas e universidades.


Objetivo geral:

O objetivo geral do Laboratório de Estudos Africanos da UFRJ é tornar-se um espaço acadêmico de pesquisa, ensino e extensão sobre o continente africano que permita uma interlocução entre a História e as diversas ciências e artes da grande área das Humanidades, um espaço que se articule com a sociedade brasileira, que tem desejos de conhecer as Áfricas, muitas vezes interditadas, tornadas impensáveis. Um núcleo de debates que deseja reconhecer o lugar das sociedades e culturas africanas, as suas idiossincrasias e similitudes, evitando os estereótipos, as idealizações, sem afrocentrismos ou afropessimismos. Ser um local em que a África é pensada a partir do Brasil e onde o Brasil se repensa e reflete sobre o mundo a partir da África.


Objetivos específicos:

  1. Estimular a pesquisa, o ensino e as atividades de extensão no campo dos a extensão no campo dos estudos Africanos no Instituto  de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro(IH/UFRJ) e, através do intercâmbio, em outras universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais e outros organismos da sociedade civil no Brasil e no exterior. 
  2. Estabelecer um diálogo inter/transdisciplinar entre a História, a Antropologia, a Ciência Política, a Sociologia, as Relações Internacionais e de outras ciências sociais e humanas, assim como com a Literatura, o Cinema e as Artes no âmbito dos Estudos Africanos.
  3. Produzir reflexões, estudos e materiais que possam ser utilizados para a formação de professores nesse campo do conhecimento.
  4. Promover eventos sobre a história, a sociedade, a economia e a cultura africanas que estimulem o debate acadêmico entre os pesquisadores, a divulgação científica para a sociedade civil.
  5. Implementar laços de cooperação acadêmica por meio de convênios e outras formas de intercâmbio como outras instituições de pesquisa e ensino sobre os Estudos Africanos no Brasil e no exterior.
  6. Produzir e publicar livros, papers e uma revista on line, assim como divulgação em suporte multimída sobre a área temática do Laboratório. 
  7. Manter um página na rede virtual do Laboratório que sirva como ferramenta para apresentar os pesquisadores do LEÁFRICA, as suas atividades, eventos, pesquisas e publicações, disciplinas ministradas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação  na UFRJ, mas que traga, também, informações sobre os principais eventos e Centros de Pesquisa vinculados  aos Estudos Africanos . 
  8. Constituir um acervo de história oral a partir de entrevistas com personalidades africanas, assim como de uma videoteca com filmes africanos e com a produção ocidental sobre a África. 
  9. Organizar dossiês sobre fontes de história da África existentes em arquivos e bibliotecas no Brasil, assim como buscar financiamento para projetos sobre digitalização de fontes sobre a África no exterior e sobre o Brasil e suas relações com a África, na África.
  10. Incentivar a produção de conhecimento sobre História da África nas monografias de graduação, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado no âmbito do Instituto de História da UFRJ.